RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO – PARTE I
A
RESPONSABILIDADE, EM TERMOS GERAIS, DECORRE DA OBRIGAÇÃO DE REPARAR DANOS
PROVOCADO POR ALGUEM AO PATRIMÔNIO DE OUTREM, MEDIANTE UMA COMPENSAÇÃO
PECUNIÁRIA.
NO
CASO DO ESTADO, A RESPONSABILIDADE RECAI SOBRE A PESSOA JURÍDICA DE DIREITO
INTERNO E NÃO SOBRE A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.
PORQUE?
LEMBRAR
QUE A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA É UM CONJUNTO DE ÓRGÃOS DESPERSONALIZADOS E,
PORTANTO NÃO PODE SER SUJEITO DE DIREITOS.
A
RESPONSABILIDADE ADMINISTRATIVA SERÁ COGITADA QUANDO O AGENTE PÚBLICO FOR
PUNIDO POR COMETIMENTO DE INFRAÇÃO FUNCIONAL OU DISCIPLINAR, PREVISTAS EM
ESTATUTO, INDEPENDENTE DE O FATO TER GERADO DANOS A TERCEIROS.
DA
RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO OU RESPONSABILIDADE EXTRACONTRATUAL
MUITOS
DOUTRINADORES TEM CONDENADO AQUELA EXPRESSÃO APLICADA AO ESTADO PORQUE A
RESPONSABILIDADE CIVIL CONCENTRA-SE NA TEORIA CIVIL DA CULPA, SENDO A
RESPONSABILIDADE EXTRACONTRATUAL DO ESTADO MAIS AMPLA ADMITINDO A
RESPONSABILIZAÇÃO SEM CULPA (OBJETIVA COM FUNDAMENTO NO RISCO)
O
CONCEITO CIVILISTA DA CULPA NÃO CABE AO PODER PÚBLICO, POIS ESTE DEVE RESPONDER
COM BASE NA IGUALDADE DE ÔNUS E DE ENCARGOS SOCIAIS
SERÁ
SEMPRE EXTRACONTRATUAL OU AQUILIANA, OU SEJA DECORRE DE AÇÃO, OMISSÃO DO
ESTADO, LÍCITA OU ILÍCITA QUE CAUSE DANO A ALGUEM
NA
COMPOSIÇÃO DA RESPONSABILIDADE DO ESTADO ENCONTRA-SE A NOÇÃO DE QUE ESTE DEVE
NÃO APENAS REPARAR O DANO PROVOCADO POR ATO ILÍCITO PRATICADO POR SEUS
AGENTES COMO TAMBÉM
POR
ATOS LÍCITOS, MAS QUE, MESMO ASSIM CAUSAM DANOS A ALGUEM
NO
CASO DE ATOS ILÍCITOS – O AGENTE PÚBLICO SERÁ OBRIGADO A RECOMPOR O PATRIMÔNIO
PÚBLICO POR MEIO DE AÇÃO REGRESSIVA
NO
CASO DE DANO POR ATO LÍCITO – A REPARAÇÃO PELO AGENTE NÃO
OCORRERÁ...RESPONDENDO APENAS O ESTADO SE A AÇÃO QUE BENEFICIA TODA A COLETIVIDADE
PREJUDICOU ALGUEM ISOLADAMENTE
EXEMPLOS
PRÁTICOS DESSA DISTINÇÃO
-
COLISÃO DE VEÍCULO PÚBLICO E DIRIGIDO POR AGENTE PÚBLICO - CARRO EM ALTA
VELOCIDADE – CAUSA ACIDENTE EM VEÍCULO PARTICULAR – CORREÇÃO DO INJUSTO (ATO
ILÍCITO DO AGENTE)
- ALINHAMENTO
DE VIA PÚBLICA QUE PREJUDICA IMÓVEL PARTICULAR RESULTANDO EM DESVALORIZAÇÃO DO
MESMO
ENTÃO:
DANOS POR ATO ILÍCITO = RECOMPOSIÇÃO POR ILEGALIDADE
DANOS
POR ATOS LÍCITOS = RECOMPOSIÇÃO EM RAZÃO DO JUSTO DISTRIBUTIVO
PEQUENO HISTÓRICO
- IRRESPONSABILIDADE
PERÍODO
DAS MONARQUIAS O REI SABE O QUE É BOM
PARA O POVO DAÍ A RAZÃO DO “LE ROI NE PEUT MAL FAIRE”
(EVOLUÇÃO
QUE PASSOU PELO ESTADO GENDARME QUE
SE PREOCUPAVA COM A SEGURANÇA, DIREITOS
E GARANTIAS INDIVIDUAIS, CUMPRIMENTO DOS CONTRATOS E RESPEITO À
PROPRIEDADE)
- TEORIA CIVILISTA DA CULPA
SUBSTITUIÇÃO DO “LEX FACIT LEGEM” (O ARBÍTRIO
DO MONARCA DETERMINA O CONTEÚDO DA LEI) POR “LEX FACIT LEGEM” (A LEI DETERMINA
OS LIMITES DA ATUAÇÃO DO ADMINISTRADOR)
ESSA
TEORIA INSPIROU O ART. 15 DO CÓDIGO CIVIL DE 1916 (ATUAL ART. 43)
- TEORIA DA RESPONSABILIDADE PUBLICISTA:
CULPA ADMINISTRATIVA OU CULPA DO SERVIÇO (FAIT OU FAUTE DU SERVICE)
MUITO
FORTE NA FRANÇA ONDE O REGIME É DUAL, ISTO É, HÁ UM CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO
EXCLUSIVO ONDE O ÓRGÃO DE CÚPULA É O CONSELHO DE ESTADO (CONTRAPOSIÇÃO A CORTE
DE CASSAÇÃO QUE É DA JURISDIÇÃO COMUM.
POR
TAL TEORIA HÁ RESPONSABILIDADE DO ESTADO SE:
A) O
SERVIÇO NÃO FUNCIONOU
B) O
SERVIÇO FUNCIONOU MAL
C) O
SERVIÇO FUNCIONOU ATRASADO
NOTE-SE
QUE HÁ AQUI AFASTAMENTO DA FIGURA DO AGENTE, INTERESSANDO TÃO-SOMENTE A
EXISTÊNCIA DE FALHA DO SERVIÇO
ENTRETANTO,
PERMANECE A NECESSIDADE DE EXISTÊNCIA DA PROVA DA CULPA, ISTO É, É NECESSÁRIO
VERIFICAR SE O ESTADO AGIU COM PERÍCIA, PRUDÊNCIA E CUIDADO DEVIDOS
- TEORIA DO RISCO OU RESPONSABILIDADE
OBJETIVA
É
ASSIM DENOMINADA PORQUE SENDO A ATIVIDADE ESTATAL UMA AÇÃO QUE ENVOLVE RISCO
COMO, ALÍAS SÃO TODAS AS ATIVIDADES, E SOBRETUDO PORQUE TODOS OS ADMINISTRADOS
CONTRIBUEM PARA A FORMAÇÃO DO PATRIMÔNIO COLETIVO OU GERAL AQUELE QUE SOFRER DE
FORMA ISOLADA UM DANO POR AÇÃO DO ESTADO DEVE SER REPARADO
DAÍ
O ABANDONO DA IDÉIA DA FORMAÇÃO DA CULPA, A RESPONSABILIDADE PASSA A SER
APURADA SEM CULPA OU A RESPONSABILIDADE OBJETIVA
SÃO
PRESSUPOSTOS:
-
FATO OU ATO DECORRENTE DA ATIVIDADE ESTATAL (LÍCITA OU ILÍCITA)
-
DANO OU PREJUÍZO VERIFICADO
-
NEXO DE CAUSALIDADE ENTRE AÇÃO ESTATAL E O DANO
ADMITE,
TODAVIA, EXCLUDENTES: FORÇA MAIOR, CASO FORTUITO, CULPA EXCLUSIVA DA VÍTIMA E
CULPA EXCLUSIVA DE TERCEIROS
RISCO
INTEGRAL: NÃO ADMITE EXCLUDENTES
NO BRASIL
-
COMO NA EUROPA, O MONARCA NÃO PODIA SER RESPONSABILIZADO. TAL DISTINÇÃO CONSTOU
DA CONSTITUIÇÃO OUTORGADA DE 1824, DEIXANDO A RESPONSABILIDADE APENAS PARA OS
AGENTES PÚBLICOS POR ABUSOS E OMISSÕES PRATICADAS NO EXERCÍCIO DE SUAS FUNÇÕES.
- DESSE
MODO PREVALECEU ATÉ 1946 A TEORIA DA RESPONSABILIDADE DO ESTADO POR DANOS
PROVOCADOS POR FUNCIONÁRIOS QUE SE OMITISSEM NO EXERCÍCIO NORMAL DE SUAS
FUNÇÕES, ISTO É, POR CULPA DO AGENTE. NESTES CASOS, A RESPONSABILIDADE ERA
SUBJETIVA SOLIDÁRIA (ESTADO E AGENTES).
- EM
1946 ADOTOU-SE A RESPONSABILIDADE OBJETIVA DO ESTADO – ART. 194 DA CF 1946. OS
AGENTES RESPONDEM POR CULPA E DE FORMA REGRESSIVA
ATUALMENTE
CONSTA DO TEXTO CONSTITUCIONAL:
“ART. 37, § 6º - AS PESSOAS JURÍDICAS DE
DIREITO PÚBLICO E AS DE DIREITO PRIVADO PRESTADORAS DE SERVIÇOS PÚBLICOS
RESPONDERÃO PELOS DANOS QUE SEUS AGENTES, NESSA QUALIDADE, CAUSAREM A
TERCEIROS, ASSEGURADO O DIREITO DE REGRESSO CONTRA O RESPONSÁVEL NOS CASOS DE
DOLO OU CULPA”
Note-se
que a atual redação do art. 43 do CC de 2002 não repete a mesma norma, não
mencionando as pessoas jurídicas de direito privado prestadoras de serviço
público
“Art.
43 – As pessoas jurídicas de direito público interno são civilmente
responsáveis por atos de seus agentes que, nessa qualidade causem danos a
terceiros, ressalvado o direito regressivo contra os causadores de dano, se
houver, por parte destes, culpa ou dolo”
NO
BRASIL, A TEORIA DA RESPONSABILIDADE DO ESTADO É BASEADA NA TEORIA DO RISCO
ADMINISTRATIVO QUE É OBJETIVA, MAS ADMITE EXCLUDENTES.
A
TEORIA DO RISCO INTEGRAL NÃO É ADOTADA.
COMPREENSÃO DO ART. 37, §6º DA CF/88
-
QUEM RESPONDE OBJETIVAMENTE?
AS
PESSOAS JURÍDICAS DE DIREITO PÚBLICO E AS DE DIREITO PRIVADO PRESTADORAS DE
SERVIÇO PÚBLICO, INCLUSIVE ESTATAIS.
QUESTÃO
POLÊMICA: SE A PRESTAÇÃO DE SERVIÇO PÚBLICO É REALIZADA POR ENTIDADES DO
TERCEIRO SETOR (OS E OSCIP), HÁ RESPONSABILIDADE OBJETIVA? Grande parte da
doutrina entende que a responsabilidade é subjetiva.
E as
concessionárias de rodovias? Há decisões do STJ entendendo que sim, mas
baseadas no CDC.
Os
tabeliães? Sim, objetiva para o STF, sob o argumento de que há cargos criados
por lei, sob supervisão do Estado praticando atos dotados de fé pública (poder
delegado do Estado).
- O
DANO
DANO
DEVE SER EFETIVO, ISTO É, JÁ OCORRIDO.
CABE
DANO MORAL? EM PRINCÍPIO, SIM.
LIMITES:
VÍTIMA NÃO DEVE RETIRAR VANTAGENS ECONÔMICAS DESPROPORCIONAIS EM VISTA DO
PREJUÍZO SOFRIDO; A QUANTIA FIXADA NÃO PODE SER INSIGNIFICANTE EM FACE DA
SITUAÇÃO ECONÕMICA DO CAUSADOR DO DANO
ENTÃO
O DANO DEVE APRESENTAR-SE:
certo – possível, real, efetivo, aferível, presente, excluído o
dano eventual
especial
– individualizado, referido à
vítima e não geral
anormal – excede dos serviços e encargos resultantes da vida em
grupo
referente
a uma situação protegida pelo Direito –
atividade lícita
valor
economicamente apreciável – possível de
valorização
-
NEXO DE CAUSALIDADE
RELAÇÃO
DE CAUSA E EFEITO. RELAÇÃO CLARA ENTRE O DANO CAUSADO E A AÇÃO OU OMISSÃO DO
AGENTE
NO
SEGUINTE EXEMPLO NÃO HÁ NEXO CAUSAL:
VIATURA
TRAFEGANDO PRUDENCIALMENTE POR BAIXO DE VIADUTO E PESSOA SE JOGA CAINDO NA VIA
E É ATROPELADA
POR
OUTRO:
FUGITIVOS
DO SISTEMA PENITENCIÁRIO QUE COMETEM LATROCÍNIO MESES DEPOIS DA FUGA – NÃO HÁ
COMO ACEITAR CAUSALIDADE EM VISTA DO LAPSO DE TEMPO
FUGITIVO
PELA 8º VEZ COMETE ESTUPRO EM LOCAL DISTANTE DA PRISÃO – RECONHECIDA A FALHA NO
SERVIÇO
-
TERCEIROS
SE É
ISSO, AS CONCESSIONÁRIAS DE SERVIÇO PÚBLICO SOMENTE SERIAM RESPONSABILIZADAS
POR USUÁRIOS DOS SERVIÇOS QUE PRESTAM OU EM FACE DE TERCEIROS NÃO USUÁRIOS
TAMBÉM?
SEGUNDO
A DOUTRINA DE IRENE NOHARA, O STF MUDOU RECENTEMENTE DE POSIÇÃO, ISTO É, PASSOU
A ENTENDER QUE A CF NÃO DISTINGUE O TERCEIRO. CASO DE EMPRESA DE TRANSPORTE
URBANO E MORTE DE CICLISTA (RE 591874/MS – REL. MIN. LEWANDOWSKI, 2009)
-
AGENTES
CONFORME
TEORIA DA IMPUTAÇÃO, O ESTADO SE RELACIONA COM AS PESSOAS POR MEIO DE SEUS
AGENTES
ESSES
AGENTES SÃO TODOS AQUELES QUE AGEM EM NOME E PELO ESTADO, SÃO OS AGENTES
POLÍTICOS, PÚBLICOS, MILITARES E PARTICULARES EM COLABORAÇÃO
-
DEVEM ATUAR NESSA CONDIÇÃO
O
AGENTE DEVE ESTAR NO EXERCÍCIO DE SUAS FUNÇÕES OU BASTA SER AGENTE PÚBLICO?
HÁ
OPINIÕES DIVERGENTES. O AGENTE DEVE AGIR NA QUALIDADE DE AGENTE DO ESTADO,
MESMO QUE DISTANTE DE SUAS PRECÍPUAS FUNÇÕES – ENTENDIMENTO ATUAL.
CASO
DO DELEGADO DE POLÍCIA QUE EM AGENCIA BANCÁRIA FUROU A FILA E DEU ORDEM DE
PRISÃO POR DESACATO A PESSOA QUE PROTESTOU
ISTO
É ASSIM PORQUE O DESVIO DE FINALIDADE OU O ABUSO DE PODER TAMBÉM É SANCIONADO E
OPERA EM DESFAVOR DO ESTADO
-
AÇÃO DE REGRESSO
É
DEVER-PODER DO ESTADO EM DEFESA DA RES PÚBLICA
AGENTE
RESPONDE POR RESPONSABILIDADE SUBJETIVA. ASSIM É NECESSÁRIO:
.
PRESENÇA DE CULPA OU DOLO DO AGENTE
.
TRANSITO EM JULGADO DA SENTENÇA DE CONDENAÇÃO DO ESTADO
A
AÇÃO É IMPRESCRITÍVEL E ALCANÇA HERDEIROS E SUCESSORES ATÉ O LIMITE DO VALOR DA
HERANÇA
Nenhum comentário:
Postar um comentário